quarta-feira, 23 de março de 2011

Curso: Educação para o consumo responsável, ética e autonomia

de 2 de abril a 4 de junho, aos sábados, das 9h30 às 16h30


A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) promove de 2 de abril a 4 de junho, aos sábados, das 9h30 às 16h30, o curso Educação para o consumo responsável, ética e autonomia para um novo olhar sobre as consequências das escolhas cotidianas na saúde pessoal, social e ambiental.


O curso tem carga horária de 30 horas e o público-alvo é voltado para educadores em geral, do ensino infantil e fundamental, docentes de ensino médio e superior; gestores de instituições públicas e privadas e técnicos nas áreas de saúde, cultura e meio ambiente. Interessados em geral.


Programa
02/4 - Sustentabilidade, ética e consumo – um novo olhar sobre nossas escolhas cotidianas e os cuidados com o meio ambiente.
16/4 - Resíduos sólidos – geração, gestão e consumo - incluindo gincana externa e atividades práticas.
7/5 - Visita ao Parque da Água Branca (Feira Orgânica) e Conjunto Nacional (Centro de Triagem de Coleta Seletiva de Lixo e Coleta de Medicamentos em Desuso), com o desenvolvimento de atividades relacionadas à alimentação e aos resíduos sólidos domiciliares.
21/5 - Saúde, alimentação e consumo – um olhar sobre o estilo de vida atual e as novas epidemias (doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras).
4/6 - Uso do dinheiro, publicidade e consumo responsável – atividades de reflexão e ação sobre o uso responsável da renda e sua relação com a qualidade de vida e a felicidade.


A facilitadora será Maria Lucia Barciotte, bióloga e Mestre em Biologia pelo Instituto de Biociências/USP e Doutora em Saúde Pública e Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Auditora-senior ISO 14 000 pelo EARA/Environmental Auditors Registration Association e especialista em Avaliação de Impacto Ambiental pelo Departamento de Ecologia da USP. Professora universitária, desde 1981, vem trabalhando na assessoria e coordenação de projetos sócio-ambiental-culturais e ministrando palestras e cursos envolvendo os temas sustentabilidade, responsabilidade social, saúde e qualidade de vida, ética e cultura de paz em empresas, escolas e comunidades.

Serviço:
Educação para o consumo responsável, ética e autonomia.
Dia e horário: de 2 de abril a 4 de junho, aos sábados, das 9h30 às 16h30.
Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7-A – Parque Ibirapuera.
Vagas: 40 – HAVERÁ SELEÇÃO (entre os 80 primeiros inscritos, de acordo com o público focalizado).
Informações: 11-5572-1004.
Inscrições: enviar e-mail para inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails