Cursos

Inscrição para bolsa de pós-graduação da Fundação Estudar termina domingo


Terminam no próximo domingo (21/3) as inscrições para o programa de bolsas para pós-graduação da Fundação Estudar. Há oportunidades nas categorias estudos no Brasil e no exterior.

As bolsas nacionais são direcionadas para estudantes matriculados ou cursando pós-graduação (mestrado full time, reconhecido pela CAPES) na PUC, FGV, IBMEC e COPPEAD-UFRJ ou mestrado do IMPA.

Já na categoria internacional, são concedidas bolsas de estudo para programas mundiais no exterior em LLM (Master in Laws), M.A. (Master in Arts), MBA (Master in Business Administration), MPA (Master in Public Administration), MPP (Master in Public Policy) e M.Sc (Master in Science).

Também são oferecidas bolsas de intercâmbios acadêmicos vinculados às universidades brasileiras. A Fundação não concede bolsas para cursos de especialização ou programas profissionalizantes de pós-graduação, conhecidos como MBA genérico no Brasil.

Outras informações pelo site http://www.estudar.org.br/

--------------------------------------------------------------------------------

PUC Minas oferece especialização na área da saúde

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da PUC Minas continua com inscrições abertas para pós-graduação nas áreas de Fisiologia do Exercício e Linguagem, Motricidade Orofacial e Voz. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 deste mês.

Os cursos são dirigidos a fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos e nutricionistas que buscam um aprofundamento em conteúdos específicos, capacitação para pesquisa, docência e atendimento clínico. Serão oferecidas 25 vagas para cada curso.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por correspondência no Instituto, localizado na av. Dom José Gaspar, 500, prédio 38, sala 202, bairro do Coração Eucarístico, Belo Horizonte (MG), CEP 30.535-901. Os critérios de seleção são a análise do currículo e a exposição escrita dos motivos que o levaram a buscar o curso.

Mais informações pelo telefone (31) 3319-4114 ou pelo e-mail icbsesp@pucminas.br

--------------------------------------------------------------------------------

PUC-SP abre matrículas para MBA em gestão integrada

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) está com inscrições abertas para MBA Executivo em Gestão Integrada. As aulas visam atualizar, ajustar e reciclar os conhecimentos dos profissionais nas áreas de processos decisórios.

O curso tem início em 5 de abril de 2010 e aulas acontecem as segundas e quartas-feiras, no período noturno. Podem participar profissionais graduados que atuam em diretorias, gerências, logística, analistas de operações e manufatura e profissionais de ligados à área financeira, engenharia e tecnologia da informação.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Unidade Cogeae Consolação, (Rua da Consolação, 881), as segundas e quartas-feiras.

Mais informações pelo telefone (11) 3124-9600 ou pelo site http://cogeae.pucsp.br/

--------------------------------------------------------------------------------

PUC-RS oferece especialização em educação a distância

A PUC-RS Virtual promove o curso de especialização sobre docência e tutoria em educação a distância. As aulas são voltadas para graduados em qualquer licenciatura, inclusive a Pedagogia, e em cursos ligados a informática. As inscrições vão até 28 de março de 2010 e devem ser feitas pelo site www.ead.pucrs.br.

As aulas, à distância, buscam capacitar profissionais para atuarem em cursos não presenciais, tanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como na Educação Superior. Serão abordadas questões sobre a elaboração de cursos, aspectos administrativos, legais e pedagógicos.

Mais informações pelo telefone (51) 3320-3651.
--------------------------------------------------------------------------------
Unesp de Rio Claro abre pós em Educação Física

O Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de São Pulo (Unesp) de Rio Claro, no interior paulista, está com vagas abertas para pós em Desenvolvimento Humano e Tecnologia. As inscrições vão de 15 a 18 de março de 2010 e as aulas estão previstas para começar em abril.

O curso visa formar profissionais que saibam usar as novas tecnologias para analisar o desempenho de pacientes e atletas, como por exemplo, interpretar movimentos dos esportistas feitos por softwares. Podem participar graduados em Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Medicina, Engenharias, Informática e Sistemas de Rede, e áreas afins

Informações sobre inscrição pelo telefone (19) 3526-4104 ou pelo site http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/pos2010/.

--------------------------------------------------------------------------------

Pós em gestão de documentos e arquivos recebe inscrições

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP) oferece um curso lato sensu para o profissional cuidar do correto manuseio, arquivamento e gerenciamento de informações. A pós-graduação em gestão de documentos de arquivo pretende preparar os interessados para desenvolver competências de planejamento e gestão de toda produção documental de instituições públicas e privadas.

O curso tem carga horária de 384 horas/aulas, sendo 128 horas comuns ao curso de Gerência de Sistemas e Serviços de Informação, também oferecido pela instituição. A duração total da especialização é de um ano e seis meses.

As inscrições estão abertas para as aulas que acontecem as terças e quintas-feiras das 19h às 22h30, na unidade da Fesp-SP, localizada na Rua Dr. Cesário Mota Jr, 262, próxima às estações República e Santa Cecília do metrô.

Para mais informações, entre em contato com a secretaria de pós-graduação da Fesp-SP pelo site http://www.fespsp.org.br/ ou pelo telefone (11) 3123-7800.
--------------------------------------------------------------------------------

Abertas inscrições para cursos de pós da USP operacionalizados pela Fundação Vanzolini

Estão abertas as inscrições para cursos de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), operacionalizados pela Fundação Vanzolini.

São oferecidos quatro cursos; não há taxa de inscrição para o processo seletivo: Administração de Serviços (inscrições até 16/4), Gestão de Projetos (inscrições até 13/4), Gestão de Projetos em TI (inscrições até 18/4) e Qualidade e Produtividade (inscrições até 7/4)

Os valores de matrícula e do investimento total de cada curso podem ser consultados no site: http://www.vanzolini.org.br/.

O certificado é emitido pela USP e os cursos têm início em maio. Alguns programas são oferecidos na Unidade Paulista (próximo ao metrô Trianon-Masp) e outros na Cidade Universitária.
--------------------------------------------------------------------------------

Chamada de pesquisa Fapesp-Sabesp tem inscrições até 31 de março

Termina em 31 de março o prazo para a apresentação de projetos de pesquisa que forneçam resultados para facilitar a modernização tecnológica no setor de saneamento. O chamamento será selecionado e apoiado em conjunto pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Entre os temas considerados relevantes para a chamada estão as tecnologias de membranas filtrantes nas estações de tratamento de água e de esgoto; as alternativas de tratamento, disposição e utilização de lodo de estações de tratamento de água e de estações de tratamento de esgotos; e as novas tecnologias para implantação, operação e manutenção de sistemas de distribuição de água e coleta de esgoto.

As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no estado de São Paulo.

O total de recursos oferecido pela Fapesp e Sabesp para atender às propostas selecionadas na chamada é de até R$ 10 milhões.

Mais informações, acesse o site www.fapesp.br/sabesp ou ligue (11) 3838-4151

--------------------------------------------------------------------------------

PUC-SP recebe inscrições para MBA em gestão integrada

As matrículas para o curso inédito no Brasil de MBA Executivo em Gestão Integrada estão abertas. O estudo é direcionado para profissionais graduados que atuam em diretorias, gerências ou analistas de operações e manufatura, logística, nas áreas financeira, de engenharia e tecnologia da informação.

O curso conta com 400 horas distribuídas em três núcleos, compostos por 18 disciplinas e mais 40 horas dedicadas à orientação de monografia.

As aulas, com início previsto para 5 de abril de 2010, acontecem de segundas e quartas-feiras, das 19h às 23h, na PUC-SP - Unidade COGEAE Consolação, localizada na Rua da Consolação, 881, São Paulo (SP).

Os documentos necessários para a matrícula são: currículo atualizado, cópia autenticada do diploma de graduação, cópia do CPF, do RG, do comprovante de endereço (onde conste o CEP). O aluno também deve dispor de tempo para responder a um questionário-perfil.

Para mais informações ligue (11) 3124-9600 ou acesse o site.
--------------------------------------------------------------------------------

Universidades europeias oferecem mestrado em neurociências

A Universidade Louis Pasteur – Strasbourg 1 (França), a Universidade de Basileia (Suíça) e a Universidade Albert Ludwig – Freiburg (Alemanha) abriram 25 vagas para um mestrado conjunto em neurociências.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro. O programa é ministrado em inglês, tem duração de dois anos e é aberto a estudantes de todas as nacionalidades. Os organizadores recomendam que os candidatos não europeus enviem sua inscrição antes do dia 15 de julho de 2010, para terem tempo de receberem os formulários para liberação de visto.

O programa combina áreas de excelência das três instituições, como neurociência celular e integrativa, neurogenômica, neurociência computacional e pesquisa intensiva em laboratórios.

Podem se candidatar estudantes com diploma de graduação em medicina, ciências farmacêuticas, psicologia e biologia. Candidatos com formação em física, matemática, química e ciências da computação serão avaliados de acordo com sua motivação e projeto profissional.

Mais informações pelo site http://neuromaster.u-strasbg.fr/ ou pelo e-mail nexon@neurochem.u-strasbg.fr.

--------------------------------------------------------------------------------

PUC-RS Virtual oferece especialização em informática na educação

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) está com vagas abertas para a 2ª edição do curso de especialização a distância em Informática na Educação. As inscrições vão até 29 de março e são feitas pelo site www.ead.pucrs.br.

As aulas acontecem de abril a novembro. Depois desse período o aluno tem mais seis meses para preparar um trabalho de conclusão de curso. Para participar é preciso apresentar diploma de graduação em curso reconhecido e Instituição credenciada pelo MEC. Além disso, é preciso ter um computador disponível para as aulas.

O curso visa promover a formação continuada de profissionais envolvidos com informática. Ele integra aspectos teórico-práticos, atendendo as atuais diretrizes de formação de educadores.

Mais informações pelo telefone (51) 3320-3651.

-------------------------------------------------------------------------------

Universidade australiana oferece bolsas para mestrado em economia

A Universidade de Queensland, na Austrália, oferece bolsas na área de economia para estudantes brasileiros que queiram cursar graduação, com duração de até três anos, ou mestrado, durante dois anos. As inscrições vão até o dia 16 de abril.

As bolsas correspondem a 50% do valor das mensalidades. Os candidatos devem ser formados ou estar cursando economia, administração ou contabilidade e deverão apresentar uma carta pessoal explicando seus interesses. Será necessário, ainda apresentar uma cópia do passaporte e um currículo.

Profissionais formados devem apresentar o diploma original em português, além da tradução juramentada e de uma carta de referência profissional. Todos os candidatos devem ainda apresentar certificado de proficiência em inglês. A seleção será feita pela Latino Australia Education.

Mais informações: http://www.latinoaustralia.com.br/, ou pelo telefone (21) 2540-6067

--------------------------------------------------------------------------------

Universidade Australiana oferece bolsas para estudantes brasileiros

A Universidade de Queensland, na Austrália, oferece bolsas de 50% do valor das mensalidades na área de economia para estudantes brasileiros que queiram cursar graduação, com duração de três anos, ou mestrado, que dura dois anos.

O candidato deve ser formado ou estar cursando economia, administração ou contabilidade. Também precisa apresentar uma carta pessoal falando de seus interesses, uma cópia do passaporte e um currículo. Profissionais formados devem apresentar o diploma original em português, mais a tradução juramentada, além de uma carta de referência profissional. Já os alunos de graduação devem ter CR acima de 8,5. Todos os candidatos devem ainda ter a certificação TOEFL ou a IELTS (inglês).


A seleção será feita pela Latino Austrália Education. As inscrições vão até 16 de abril. Mais informações: http://www.latinoaustralia.com.br/ ou (21)2540-6067.

------------------------------------------------------------------------------------------------

ETEC - VESTIBULINHO 2º SEM/10 CALENDÁRIO



Ensino Técnico

De 30/04 até as 15h do dia 21/05/10 - Inscrições eletrônicas (pelo site www.vestibulinhoetec.com.br)
A partir de 09/06/10 - Divulgação dos locais de Exame
13/06/10 (domingo), às 13h30min – Exame.
13/06/10 (domingo), a partir das 18h – Divulgação do gabarito oficial.
A partir de 13/07/10 - Divulgação da “lista de classificação geral
15 e 16/07/10 - Divulgação da “1ª lista de convocação” e matrícula
19 e 20/07/10 - Divulgação da “2ª lista de convocação” e matrícula
21/07/10 - Divulgação da “3ª lista de convocação” e matrícula
22/07/10 - Divulgação da “4ª lista de convocação” e matrícula
23/07/10 - Divulgação da “5ª lista de convocação” e matrícula
Todos os cursos oferecidos pela Etec são gratuitos, pois trata-se de instituição estadual.

Valor da Taxa de Inscrição - R$ 20,00.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Fundação oferece 250 vagas para cursos gratuitos

Oportunidade de profissionalização em várias áreas é voltada para jovens de 16 a 24 anos, que já podem se cadastrar para prova de seleção


A Fundação Idepac para desenvolvimento profissional realiza no dia 18 de fevereiro, a partir de 13h30, o processo seletivo para preenchimento de 250 vagas para cursos gratuitos de Contabilidade, Técnicas Administrativas, Escrita Fiscal e Informática (rede sem fio e programação). As oportunidades são destinadas a jovens entre 16 e 24 anos, e as inscrições podem ser feitas até a data da prova, exclusivamente na página da fundação, http://www.idepac.org.br./

A prova de admissão é composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de português, 10 de matemática e 10 de conhecimentos básicos de informática. Os cursos de contabilidade, informática e técnicas administrativas são realizados aos sábados das 9h às 12h e o curso de escrita fiscal é ministrado as segundas-feiras 14h às 18 h. Todos os cursos têm duração de 60 horas.“Nosso objetivo é oferecer capacitação e qualificação para que os jovens carentes tenham condições de competir e entrar no mercado de trabalho”, afirma Sérgio Contente, presidente da Fundação Idepac para desenvolvimento profissional.

Os interessados devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio e possuir renda média de meio salário mínimo por integrante da família. No dia da prova, na sede da Fundação, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: RG (original), CPF (original) e cópia simples do comprovante de residência. Confira o endereço no final do texto. Com três anos e meio de existência, a fundação já formou aproximadamente 6 mil jovens carentes e 620 já estão no mercado de trabalho. Além da qualificação profissional, a entidade fornece todo o material didático, uniforme e lanche aos alunos. Ao longo dos estudos os jovens podem ser indicados para preencher vagas de trabalho colocadas à disposição pelas cerca de 17 mil empresas que mantêm relacionamento com a entidade.

Serviço:Prova de seleção para cursos profissionalizantes gratuitos da Fundação Idepac
Quando: Dia 18 de fevereiro, a partir das 13h30
Local da Prova: Sede da Fundação Idepac, na rua Visconde de Itaboraí, 433/441 - Tatuapé
Inscrição através do site http://www.idepac.org.br/
Mais informações em (11) 2295-8728
Da Assessoria de Imprensa da Fundação Idepac
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Educação para jovens e adultos ainda tem matrículas abertas

Interessados podem se inscrever em uma das três mil unidades que oferecem os cursos


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) já recebeu 279 mil inscritos para os cursos na modalidade presencial. As matrículas continuam abertas, tanto para os cursos presenciais quanto para os semipresenciais, e podem ser feitas nas escolas da rede que oferecem a modalidade - mais de três mil em todo o Estado. O aluno interessado deve comparecer à unidade portando certidão de nascimento, RG e uma declaração da última escola onde estudou - caso tenha iniciado os estudos em outro lugar. "A Educação de Jovens e Adultos é uma importante ferramenta para que todos aqueles que, por algum motivo, não puderam concluir os estudos", diz o secretário Paulo Renato Souza.

Para se inscrever na EJA referente ao Ensino Fundamental, o aluno deve ter, no mínimo, 16 anos. Para matrícula no Ensino Médio, a idade mínima é 18 anos. Em ambos os casos, é necessário que o candidato tenha alcançado a idade mínima estabelecida até o início das aulas.

A volta às aulas da EJA terá novidade: os docentes passarão a contar com o Caderno do Professor. O material foi especialmente elaborado para atender às necessidades específicas desta modalidade de ensino. Este ano os alunos também receberão o Caderno do Aluno, material didático composto por cadernos específicos de cada disciplina. Os dois cadernos já são utilizados pelo ensino regular da rede.

O material da EJA segue a proposta curricular estabelecida pela secretaria e é dividido em disciplinas que compõem as quatro áreas do conhecimento: matemática, linguagens e códigos, ciências da natureza e ciências humanas e tecnológicas.

A Educação de Jovens e Adultos é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade apropriada. Em 2009, 512.800 mil alunos frequentaram as aulas da modalidade, que é oferecida em aproximadamente 3 mil escolas da rede estadual de São Paulo.

No segundo semestre de 2009, a Secretaria de Estado da Educação iniciou reformulações na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que serão completamente implantadas até 2011. Dentre essas mudanças, a implantação da proposta curricular elaborada pela Secretaria para o ensino regular também na Educação de Jovens e Adultos.

Para informações sobre locais de inscrição da EJA, o estudante pode entrar em contato pelo telefone 08007700012, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Da Secretaria da Educação
Related Posts with Thumbnails