Cursos serão oferecidos gratuitamente em 51 unidades da instituição no estado de São Paulo
O Senai-SP pretende capacitar 60 mil profissionais da área da construção civil até o final deste ano. O conjunto de vagas faz parte de um programa de apoio a indústria paulista do setor, que enfrenta déficit habitacional de moradias de 1,13 milhão, segundo estudos da Fundação Getúlio Vargas. A mesma entidade aponta que, em âmbito nacional, a defasagem chega a 5,6 milhões.
Para Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Senai-SP, a iniciativa também é importante em função dos novos investimentos em infraestrutura que serão desencadeados no País com a realização da Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.
“Somente para a modernização e ampliação dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas estimam-se investimentos, respectivamente, de R$ 1,4 bilhão e R$ 165 milhões, que terão reflexos diretos no setor”, analisa o presidente.
No ano passado, segundo o Sinduscon, o segmento respondia por 2,29 milhões de trabalhadores formais. Para este ano, a entidade estima expansão de 8% no nível de atividade, o que representa a criação de 180 mil novos empregos. No estado de São Paulo, que absorve 28% dessa demanda, são esperados 50.400 novos profissionais.
Melhoria da qualidade
As vagas oferecidas pelo Senai-SP serão direcionadas à preparação de mão de obra básica nas ocupações de:
Pedreiro assentador,
Pedreiro revestidor/azulejista,
Instalador hidráulico/encanador,
Pintor de obras,
Carpinteiro,
Instalador de painéis de vedação em gesso acartonado (drywall),
Leitura e interpretação de desenho de projetos de obras civis,
Eletricista instalador.
Os cursos de qualificação, a exemplo de pintor de obras e instalador hidráulico, têm carga horária mínima de 160 horas e os programas voltados ao aperfeiçoamento ou especialização. No caso da ocupação de pedreiro revestidor e instalador de painéis, têm duração variável de 40 a 80 horas.
As aulas serão ministradas nas escolas do Senai-SP participantes e em espaços cedidos por prefeituras parceiras.
Para ver a lista de unidades do Senai que recebem inscrições para os cursos, clique aqui.
Fonte: Senai
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário